segunda-feira, 13 de abril de 2009

Assedio ou assombração política?

Thomas Sastre

Eu tinha me despedido formalmente da imprensa buziana em março de 2007.
Prometi a mim mesmo que não escreveria mais sobre o comportamento negativo dos políticos municipais.
Argumentei a meus poucos amigos que procuraria outra atividade, dedicaria meu tempo a temas positivos.
O problema é que os políticos buzianos me deprimiam, a imprensa a serviço dos governos, a idolatria com seus parajornalistas alimentando o engodo dos políticos me enojava, me emburrecia, me empobrecia. Estes energúmenos parasitários faziam brotar perebas em meu corpo – eu tinha que purgá-los – apesar de eu não ser um pessimista, já que os pessimistas são amargos. Seguindo meu instinto de realista esperançoso. Decidi seguir os pensamentos filosóficos do monge Láo-sé.
Um certo dia seus dicípulos correram apavorados ao encontro do mestre - !! Senhor estão roubando a colheita !! Estão invadindo as nossas casas !! As tribos estão se matando entre si!! A península está um caos !! O mundo vai acabar !! O que vamos fazer??!!
O mestre Láo-sé calmamente responde: se está acontecendo tudo isto o melhor que eu tenho a fazer é cuidar de meu jardim.
Deu tudo errado. Por mais que eu não queira acabo sendo assediado. É como uma assombração.
Eles estão em todas as partes: no cartório, no registro, no cadastro, nos jornais, na justiça, na câmara, nas ruas, nos bares.
Às vezes aparecem como: a Rainha de Sabá , em outra como Sereia na beira da lagoa.
Assumem a forma de cobra e de santos protetores. Quando voltam a seus estado natural se revelam uns autênticos ASNOS.
E como um paralelo pernóstico com as tentações de Santo Antônio do livro de Flaubert Quando santo é assediado pelo capeta.
E na realidade o problema nunca foram os governos e sim os instintos malignos que os políticos são capazes de despertar em cada um de nós: o conformismo, o analfabetismo, o parasitismo, o latrocínio, o pilantrismo, a vigaricie, a intriga, a paralisia.
Há sempre alguém de plantão disposto a se perverter em favor de seus líderes. Vejam o caso dos facistoideszinhos que os idolatram. Cumprem seus desejos seja: ameaças, intrigas, prepotêmcia ou publicações mentirosas.
Agora não tem mais jeito, ficou marcado como governo do vale-tudo, faltam 13 meses para saber como terminará o comportamento despudorado da camaradilha que se formou.
Um dia saberemos a história completa, mas o fato que os espectros que nos assombram
E nos assediam permanecem gerando cada vez mais divisão.
A falta de credibilidade nos obriga a conviver com os que se intitulam Pseudo-líderes que só sabem deixar as instituições aviltadas com suas tentações de “Santos-Asnos”.
Será que há um asno nas tentações de Santo Antônio no livro de Flaubert?!
Talves eu esteja enganado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário